sexta-feira, abril 28, 2006

AI ANGOLA, ANGOLA...



No passado dia 14 de Abril saiu uma reportagem fantástica sobre Angola, no Courrier Internacional, entre muitas e muitas outras coisas falava de um tema que, eu por motivos de familiares e de amizades já tinha ouvido falar, causa muita celeuma neste momento em todos os angolanos.

A “Chinezação de Angola”

Ora este processo é nada mais nada menos que aquilo que neste momento se passa em Angola, devido ao facto de serem os chineses a liderar a industria de construção neste momento naquele país, onde para além da mão de obra chinesa existe como é óbvio a mão de obra angolana, até aqui tudo bem, mas vejamos as diferenças:

- Salários:
Trab. Chineses – 21.000 Kwanzas = 216 euros de 15 em 15 dias
Trab. Angolanos – 7500 Kwanzas = 77 euros mensais

- Horários e alimentação:
Trab. Chineses – Duas refeições por dia, transporte e duas horas de descanso

Trab. Angolanos – Começam às 6 da manhã e não tem hora de saída, mas não recebem horas exra, o subsídio de alimentação e transporte é de 20 kwanzas ou seja 0,20€ o que não dá sequer para comprar um pão!!!!

- Equipamento de trabalho:
Trab. Chineses – Têm direito ao equipamento de trabalho ( luvas, auriculares, etc)

Trab. Angolanos – Se quiserem ter equipamento são obrigados a pagar 3.000 kwanzas (31 euros), logo quase todos trabalham sem material.

- Acidente de trabalho:
Trab. Chineses – Dispensados até à recuperação e não sofre descontos

Trab. Angolano – Tem no máximo 3 dias de dispensa, caso contrário perde o emprego e durante os dias que fica em casa sofre descontos no salário.


Como se tudo isto não bastasse, no fim surge uma frase que retira o resto das hipotéticas dúvidas que pudessem existir:

“Os angolanos trabalham como escravos dos chineses. Não podendo sequer sair para fazerem as necessidades. Trabalham todos os dias, não tem subsídios e são despedidos a qualquer momento”

Sem comentários: