segunda-feira, março 27, 2006

O MUNDO DA BOLA

Assim, é fácil...

Meus amigos o Campeonato da Liga e a Taça de Portugal entraram neste mês na recta final. Um clube encontrava-se com a corda na garganta. Em penúltimo no campeonato e ainda na Taça. Ambicionava a equipa ir à Europa. Para isso chegaram ao Berço da Nação atletas de inegável valia. Os habitantes de Guimarães nem acreditavam no que lhes acontecia. Mas calma que tudo se inverte. É só vermos o que se tem passado.
Analisem comigo os seguintes jogos:

  • Marítimo, 0 - V. Guimarães, 1 (CAMPEONATO)

Factos: O golo do Guimarães é fora de jogo, ficou um penalty por marcar a favor do Marítimo e um jogador do Guimarães por expulsar. O árbitro era Paulo Paraty (este senhor já reaparece daqui a umas linhas) que viajou para o continente no mesmo avião da equipa vitoriana.

  • Nacional, 1 - V. Guimarães, 1 (CAMPEONATO)

Factos: Ficaram por marcar duas grandes penalidades a favor do Nacional. Duas claras mãos na bola, que o árbitro em cima do lance não marcou. O "artista" deste jogo foi Hélio Santos.

  • Gil Vicente, 1 - V. Guimarães, 1 (CAMPEONATO)

Factos: Um jogador do G. Vicente corta um remate com o peito. O árbitro marca grande penalidade a favor do V. Guimarães e expulsa o jogador do G. Vicente. O Guimarães joga a partir dos 40 minutos com um jogador a mais e beneficia da grande penalidade para ficar em vantagem. O árbitro foi Paulo Costa.

  • Benfica, 0 - V. Guimarães 1 (Quartos de Final da Taça de Portugal)

Factos: Flávio Meireles faz um passe magistral com o "braço" e oferece a Dário o golo do triunfo. O homem do apito dava pelo nome de Jorge Sousa.

  • Setúbal, 1 - V. Guimarães 1 (3-2 g.p.) (Meias Finais da Taça de Portugal)

Factos: O vencedor deste jogo praticamente garantia um lugar na Taça UEFA, visto que o outro finalista que sairia da outra meia-final (Porto ou Sporting) conseguirá o apuramento para a Liga dos Campeões. O Guimarães adianta-se no marcador já na 2.ª parte do prolongamento. Após o golo numa jogada de ataque do Vitória de Setúbal, o defesa-esquerdo do Guimarães Paíto corta na área um lance com o braço. O árbitro nada assinalou, pouco depois o V. Setúbal num lance em que o árbitro não pôde ter interferência empatou e viria a ganhar no desempate por grandes penalidades. Neste jogo voltou a entrar em "cena" o árbitro Paulo Paraty.

Assim, assim... é fácil. Só por "milagre" é que não conseguiram o apuramento para a Taça UEFA e está claro que só um milagre impedirá a manutenção na SuperLiga do já referido clube.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei muito particularmente de mais uma jóia lançada por Jaime Pacheco num programa que passou na noite da passada 2ª Feira na RTPN - "Eu sou um adepto invertebrado do Vitória de Guimarães"!!!

Já agora refira-se que isto foi dito para amenizar as farpas que foi lançando contra a direcção do Guimarães durante a entrevista (JAime Pacheco foi despedido do clube no inicio da época)