quarta-feira, junho 18, 2008

O NOSSO PORTUGAL

Presidência do Conselho da União Europeia


Portugal exerceu a presidência do Conselho da União Europeia entre 1 de Julho e 31 de Dezembro de 2007. No balanço dessa presidência as indicações que foram chegando é que tinha sido um sucessso, especialmente porque Portugal - muito por acção de José Socrates e Luís Amado - tinha conseguido unir todos os países em torno da nova constituição europeia.
Fruto disso mesmo nasceu aquilo que se designa de Tratado de Lisboa. Tinha assim Portugal tido uma presidência de sucesso muito por fruto do Tratado de Lisboa. Conclusão actual...foi então um fracasso!
O Tratado de Lisboa já não existe. Pelo menos da maneira como foi criado. O chumbo da Irlanda à nova constituição europeia, terminou com o Tratado. Os outros paises irão tentar colocar a Irlanda num beco sem saida. Ou seja ser o único pais a não rectificar o tratado. Tenho duvidas se o irão conseguir. Mas mesmo que mais uma vez não seja respeitada a vontade de um povo, o Tratado como criado em Lisboa morreu. "Venderam-nos" na verdade um sucesso, que precisava de passar muitas etapas para o ser, e acabou mesmo por ser na verdade um fracasso. É a isto que se chama vender "gato por lebre"!

Sem comentários: